"O grande responsável pela situação de desequilíbrio ambiental que se vive no planeta é o Homem. É o único animal existente à face da Terra capaz de destruir o que a natureza levou milhões de anos a construir"





quarta-feira, 2 de março de 2011

Anchusa calcarea Boiss.

Buglossa calcarea

A Anchusa calcarea é uma planta endémica da Península Ibérica que foi introduzida noutras regiões e continentes. O seu habitat preferido são os areais marítimos, com climas mediterrânicos e temperados.
Pertence à família das Boraginaceae que inclui 2000 espécies de arbustos, árvores e plantas herbáceas com uma distribuição geográfica mundial. A maioria dos membros desta família possui folhas ásperas, com pelos rígidos.
É uma planta de floração muito vistosa graças às suas flores de coloração azul forte, sendo visitada muito frequentemente por abelhas que ajudam a fazer a polinização. Esta planta faz também parte da alimentação de larvas de algumas Lepidoptera, ordem de insectos muito diversificada, que inclui borboletas e traças.
A Anchusa calcarea é uma planta perene cuja parte aérea morre durante o descanso vegetativo, voltando a surgir no inicio do novo ciclo. Estas plantas estão cobertas de pelos, com os quais se protegem. O caule é ereto, de cor verde-clara, podendo atingir um máximo de 50 cm de altura.
As folhas são dentadas e onduladas cobertas de pelos rijos e esbranquiçados.
As flores são pequenas e simétricas e conservam a cor durante bastante tempo. Aparecem desde o inicio da primavera e continuam até ao verão, agrupadas em inflorescências em que o eixo principal de crescimento termina numa flor. Este modelo repete-se nos eixos inferiores laterais sendo que as primeiras flores a abrir se encontram no topo da inflorescência ou no centro de um aglomerado de flores. Estas inflorescências são geralmente densas, com pedicelos curtos e brácteas mais curtas que o cálice. A corola é de cor azul-vivo e consta de um tubo formado por 5 pétalas, em forma de campainha.

Fotos - Areal Sul - Areia Branca/Lourinhã


Sem comentários:

Enviar um comentário